quinta-feira, 22 de setembro de 2011

novo material na biblioteca virtual

O livro professores do brasil - impasses e desafios (Coordenado por Bernadete Angelina. Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. – Brasília: UNESCO, 2009) já se encontra em PDF na nossa Biblioteca Virtual.


 



Professores do Brasil: impasses e desafios
“Professores do Brasil: impasses e desafios” é uma pesquisa abrangente sobre a condição docente envolvendo diferentes abordagens tais como as condições de trabalho, a formação inicial e continuada, a carreira e a remuneração.
O objetivo deste estudo foi o de examinar aspectos ligados à formação e à profissão docente no ensino básico brasileiro, questões críticas no cenário das políticas contemporâneas, particularmente ligadas ao grande desafio da melhoria da qualidade da educação para todos. Entre outras coisas a pesquisa aborda a docência no mundo do trabalho e suas características, bem como o perfil dos docentes em exercício; a legislação sobre formação de professores e suas decorrências; a formação inicial em cursos presenciais e a distância; o currículo nas licenciaturas e o perfil dos licenciandos; os modelos especiais de formação de professores; a formação continuada e seus problemas; carreira e salários e suas implicações.





O livro é utilizado para pesquisa nos grupos de estudo de Quarta e Quinta-feira.